Resenha: Puros - Julianna Baggott

6:49 PM

PurosLivro: Puros
Autor (a): Julianna Baggott
Páginas: 368
Editora: Intrínseca







Sinopse (via skoob): Pressia pouco se lembra das Explosões ou de sua vida no Antes. Deitada no armário de dormir, nos fundos de uma antiga barbearia em ruínas onde se esconde com o avô, ela pensa em tudo o que foi perdido — como um mundo com parques incríveis, cinemas, festas de aniversário, pais e mães foi reduzido a somente cinzas e poeira, cicatrizes, queimaduras, corpos mutilados e fundidos. Agora, em uma época em que todos os jovens são obrigados a se entregar às milícias para, com sorte, serem treinados ou, se tiverem azar, abatidos, Pressia não pode mais fingir que ainda é uma criança. Sua única saída é fugir.
Houve, porém, quem escapasse ileso do Apocalipse. 
Esses são os Puros, mantidos a salvo das cinzas pelo Domo, que protege seus corpos saudáveis e superiores. Partridge é um desses privilegiados, mas não se sente assim. Filho de um dos homens mais influentes do Domo, ele, assim como Pressia, pensa nas perdas. Talvez porque sua própria família se desfez: o pai é emocionalmente distante, o irmão cometeu o suicídio e a mãe não conseguiu chegar ao abrigo do Domo. Ou talvez seja a claustrofobia, a sensação de que o Domo se transformou em uma prisão de regras extremamente rígidas. Quando uma frase dita sem querer dá a entender que sua mãe pode estar viva, ele arrisca tudo e sai à sua procura.
Dois universos opostos se chocam quando Pressia e Partridge se encontram. Porém, eles logo percebem que para alcançarem o que desejam — e continuar vivos — precisarão unir suas forças.





 Resenha: Eu não gosto da sensação que alguns livros me trazem, alguns me derrubam de jeito e me fazem ficar depressiva, outros me fazem flutuar e sorrir como uma idiota simplesmente porque o final foi exatamente do jeito que eu queria. É fantástico perceber o quanto os livros mudam o nosso humor. Mas uma sensação que eu simplesmente odeio e não consigo admitir, é o de ler um livro por obrigação de não deixar que ele vá para a lista de abandonos (abomino essa ideia, mas infelizmente tenho cinco nessa lista).
 Foi mais ou menos isso que aconteceu com esse livro.
 Os que visitam regularmente o Blog devem ter notado (ou não né, se são desligados como eu...) que esse livro ficou MESES ali no cantinho onde eu indico o que eu estou lendo no momento. Finalmente eu terminei o livro hoje e vou explicar o motivo de tanto atraso...

 Bom, Pressia Belze é a ou uma das protagonistas dessa história, ela vive com seu avô em uma barbearia abandonada, onde ela cria animais feitos de sucata e os vende para sustentar ela e o avô, que além de já estar com uma certa idade, tem sérios problemas respiratórios por conta das bombas e das modificações que elas causaram nas pessoas.
 O livro se passa em um futuro que a gente não sabe se é próximo ou distante, visto que não há indicações de ano ou algo do tipo, mas eu acho que é num futuro muito mais próximo do que se imagina.
 Enfim, Pressia vive (ou sobrevive) desta forma desde que perdeu os pais nas explosões, mas sua vida muda radicalmente quando ela completa 16 anos, a idade em que meninos e meninas são recrutados para o exército da OBR, uma espécie de guerrilha que tenta lutar contra o Domo e derrubar os "Puros".

 Do outro lado dessa moeda, está Partridge, um dos sortudos que foi salvo pelo Domo antes das explosões acontecerem.
 Mas Partridge não se sente tão sortudo quanto parece, visto que ele perdeu sua mãe e seu irmão. Pelo menos é isso o que ele acredita até o dia em que seu pai o chama para uma conversa e, em uma simples escolha de palavras, dá a entender que a mãe de Partridge está viva em alguma parte remota e fora do Domo. E é aí que ele decide abandonar tudo e investir toda a sua esperança na possibilidade de que ela sobreviveu.
 Partridge então foge do Domo e causa um alvoroço intenso nos que permaneceram, principalmente em Lyda, a garota que ele usou para conseguir uma arma antes de fugir.
 Não posso dizer que a autora não tentou ou que ela não tem talento. A história é boa e a ideia que ela usa para criar esse novo mundo é muito interessante e até realista. Mas eu não sei, alguma coisa ficou faltando, eu senti que havia um vazio na história, mesmo com tudo o que acontece e mesmo com todos os pontos de vista, faltou algo.
 Sim, o livro é narrado em terceira pessoa, algo do qual eu não sou muito fã, porque particularmente prefiro a narração em primeira (e talvez seja isso que deixou um vazio, a falta de uma proximidade real com os personagens). Mas um ponto positivo dessa narração foram os vários POV's. Teve pelo menos 4 personagens que tiveram seus pontos de vista demonstrados no livro, e eu gostei, realmente gostei disso, acho que foi o primeiro livro que eu li com tantos personagens "principais". É claro que 80% da narração ficou para a Pressia e o Partridge, porque de certa forma, essa história era mais deles do que dos demais.
 Não sei se foi o meu desânimo com essa história ou o quê, mas algumas criações da autora ficaram meio difíceis de imaginar, como os Poeiras, umas criaturas meio humanas meio animais, que vivem debaixo da terra, são feitos dela e se alimentam de qualquer ser vivo que passar por perto. Sei lá, toda vez que eles apareciam eu ficava meio confusa, porque eles eram descritos com as misturas de humano e animal muito bem, mas aí falavam que eles eram feitos de terra e isso dava um nó na minha cabeça.
 Acho que as fusões em geral eram estranhas de se imaginar, mas acima de tudo, algumas eram bem amedrontadoras.
 Todos que vivem fora do Domo foram atingidos. Pressia por exemplo, teve sua mão fundida com a cabeça de uma boneca que ela segurava no momento das explosões.

 Porém, uma das coisas que não dá pra negar é a capacidade da Baggott em criar uma linha de conspiração muito interessante. Eu não consegui deduzir nadica até o momento em que as pistas foram ficando bem óbvias, o segredo principal da história por exemplo, eu não consegui sacar até o momento em que deram uma dica muito mas muito óbvia, aí tudo fez sentido. 
 As reviravoltas foram bem feitas, mas ainda me passaram a sensação de faltar algo.
 Houve um único momento, lá para o finalzinho, que eu fiquei meio abestada e muito surpresa, tive até que reler a cena pra acreditar. 
 Faltando umas 30 páginas, a história começou a ficar boa, mas aí vocês já sabem, não deu pra consertar tudo.
 Pra não dizer que eu não gostei dos personagens, um personagem em especial me fez amá-lo incondicionalmente. Bradwell entrou na história meio que sem objetivo, mas de primeira ele me conquistou. A forma protetora com que ele age com a Pressia e a força que ele demonstrou quando as coisas ficaram bem pesadas, me fez lembrar do Patch, de Sussurro, que é o meu eterno amor literário...
 E até que eles tem bastante em comum. Além da personalidade, o Bradwell tem pássaros negros fundidos às suas costas, o que também me fez lembrar do Patch e suas asas negras de anjo caído.
 Não é que os outros personagens não tenham sido bons, mas o Bradwell pra mim ganha disparado de todo mundo.

 Mesmo com a leitura lenta, o final me fez querer ler a sequência, porque as coisas prometem acelerar em Fuse, que é o segundo livro da trilogia. Infelizmente a Intrínseca ainda não tem previsão de lançar os outros dois livros no momento. Então o jeito é esperar.
 Apesar de tudo, a capa desse livro continua sendo uma das mais bonitas da minha estante, e tem tudo a ver com a história, principalmente a borboleta. A diagramação é bem simples, mas é bem feita e eu não lembro de ter encontrado nenhum erro de digitação nas mais de 300 páginas.

 Enfim gente, é isso. Eu indico a leitura, mas vocês tem que ter paciência com a história, esse livro é um daqueles que você pega pra ler quando não tem nenhum outro livro que você queira muito no momento.
 Espero que vocês tenham gostado, mas principalmente entendido todos os "mas" e "poréns" da resenha, que eu sei que são muitos hahahahah
 Nota:  










You Might Also Like

13 comentários

  1. Nunca havia ouvido falar desse livro, mas parece ser bem legal ^^
    ~seguindo

    Kissus http://imaginandomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá pra dizer que é legal, suportável, não é a pior história que eu já li, mas... kkkkkk

      Excluir
  2. Aiiii que inveja de você. Sério.
    Esses dias eu comecei a ler esse livro e parei no terceiro capitulo aí entrei no seu blog e vi que você também estava lendo, mas eu acabei desistindo do livro e resolvi deixar para ler ele mais para frente e quase apostei que vc também desistiria, alias ele estava ali a muito tempo, mas hoje vc veio postar a resenha.
    Parabéns
    Pela que vc não tenha gostado muito dele, e eu acho que também terei que ler ele por obrigação, pois ele não chamou minha atenção ainda. Mas ele é um dos meus desafios desse ano.
    Parabéns pela persistência.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não foi fácil, flor. Não mesmo.
      Mas eu fico feliz de ter terminado, odeio desistir de um livro hahahahah obrigada e espero que você se anime mais rápido com a história do que eu, que só comecei a tomar gosto já no final. Boa sorte no seu desafio.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oiii, tudo bem??? Adorei a sua resenha, mesmo com todos os pontos citados. Gostei da premissa e a capa é linda. Mas livros arrastados e que demoramos séculos para ler, não é minha praia. Ultimamente eu abandono na cara dura, kkkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é a praia de ninguém kkkkkkkkk afinal é muito chato ler "por obrigação" eu também odeio isso

      Excluir
  4. Olá, Sara. Tudo bem?

    Ainda não li a obra, mas gostei da premissa do livro. Acho que seria um dos livros que eu gostaria de ler. Espero que ele funcione melhor para mim do que para você.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que quando você ler você goste mesmo, afinal, gosto vai de cada um, o que não me agrada pode te agradar e vice versa hahahaha
      E não é como se esse livro fosse o pior do mundo, ele é paradão, mas é legal até.
      Beijos!

      Excluir
  5. Hum, e que dizer então que o Patch anda me traindo por aí?! Não gostei! Ele é meu! Rsrsrs.
    Mesmo com todos os seus "mas" e "poréns", fiquei muito animada com esse livro. Parece ter uma história bem original. E, bem, consegui imaginar os seres da terra que falou na resenha...
    Bem, boa sorte com o próximo livro, espero que a autora te surpreenda.
    Beijos e até mais!

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patch é de todas, não há ninguém que leia a série e não se apaixone por ele kkkkk
      Que bom que eu não te desanimei, tomara que você goste mais do livro do que eu hahahaha e obrigada, acho que o que eu estou lendo no momento já está bem melhor.
      Beijos!

      Excluir
    2. Vou ler com certeza e estou torcendo para gostar.
      Quero ser forte igual a vc kkkkkkkkk
      Beijos

      http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Oi Sara, tudo bem?
    Adorei sua resenha! E fiquei um pouco "surpresa" com seu ponto de vista. Acontece que eu já ouvi tanta gente elogiando essa história, que foi meio inesperado encontrar sua resenha um tanto quanto negativa.
    Continuo com muita vontade de ler esse livro, mas essa história da Intrínseca enrolar com as continuações já começou a me deixar frustrada :/

    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é novidade eu ser do contra, minhas amigas sempre reclamam disso kkkkkkkkkkkkkk
      Espero que vc goste da leitura mesmo assim. Eu quero ler os outros dois, mas realmente a demora faz com que a minha vontade vá passando kkkkk

      Excluir