Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

10:28 PM

 Livro: Cidade dos Ossos
 Autor (a): Cassandra Clare
 Páginas: 462
 Editora: Galera Record
 Nota: 











                 
  Olá, olá meus amores. I'm back! Fiquei um tempão sem postar nada aqui no blog, e eu realmente sinto muito por isso. Tentar conciliar blog, faculdade, livros e mais um milhão de coisas está meio difícil, mas agora que estou de férias, postarei com mais frequência. Okay? Okay.
  Bem, vamos ao que interessa! Hoje eu resolvi fazer a resenha de um livro que a maioria dos leitores conhece: Cidade dos Ossos, primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais. O último livro Cidade do Fogo Celestial foi lançado há pouco, então, escolhi fazer a resenha deste, porque ainda não li o último ~crying~. Espero que vocês gostem!
  Já imaginou como seria maluco se em uma noite você resolvesse sair com seu melhor amigo para se divertir numa discoteca legal e... Você acaba presenciando uma assassinato que ninguém mais consegue ver?
  Bem, foi exatamente isso que aconteceu com a jovem Clary Fray. Garota comum, adolescente, adora desenhar, tem um melhor amigo chamado Simon, mora em Nova York e tem uma mãe Caçadora de Sombras. Pois é.

  A história é bem dinâmica, principalmente porque é contada em terceira pessoa; o que possibilita as idas e vindas "necessárias", variando os cenários sem precisar de um personagem específico para "contar" a história. E ela é realmente ótima. A autora conseguiu criar um mundo paralelo ao nosso com uma facilidade incrível, no qual ela mistura a vida cotidiana da maior cidade do mundo, com um lado sombrio e repleto de Anjos, lobisomens, vampiros, bruxas, ninfas entre outros seres fantásticos. A Cassandra não é a primeira autora a misturar várias espécies fictícias em uma só trama, mas ela é uma das poucas que consegue fazer com que a história seja tão bem feita, que nos faz acreditar que pode ser possível isso acontecer.


" Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um nephilim - filhos de anjos com humanos - que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão... Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como, de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo das Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber." 
  
  Um personagem que eu não consegui gostar foi o Alec, talvez por ele ser muito fechado e não assumir quem ele é de verdade, ou talvez porque ele é chato mesmo. Mas da Isabelle (irmã do Alec), eu gostei. O Jace é metido demais, às vezes. Mas com certeza, o meu personagem favorito é o Luke; ele sim tem história e personalidade pra enfrentar os problemas que cercam a Clary e ele próprio.
  As reviravoltas da história são as melhores, porque a autora não deixa que o leitor se acomode e ache que já sabe o que vai acontecer. Eu acredito até que ela fez algumas coisas de propósito, só pra gente pensar que o que vem à seguir é previsível. Mas não é. E isso é ótimo.
  Confesso que fiquei meio desapontada com algumas coisas que eu descobri ao longo da história; mas tudo acaba se resolvendo (lá pelo final da série, é verdade, mas se resolve).
  Com ou sem satisfação, o que não se pode negar, é o enredo maravilhoso que essa história tem. Afinal, a história já chama a atenção ao começar com o mundo paralelo que pode existir bem ao lado do nosso, mas que apenas os escolhidos podem ver. E quem não iria querer ser um desses escolhidos?
  Super recomendo essa história para todos que gostam de fantasia, e para aqueles que não gostam, experimentem, pode ser viciante! 

  Alguma curiosidades...


  • Cidade dos Ossos já virou filme e, apesar do fracasso nas bilheterias, o estúdio que comprou os direitos autorais da série, já garantiu que a sequência do filme vai acontecer.
  • Os atores Alex Pettyfer e Nico Tortorella chegaram a ter seus nomes associados ao protagonista Jace Walyland, mas quem ficou com o papel foi Jamie Campbell Bower.
  • O diretor de Cidade dos Ossos é o mesmo do Remake de Karate Kid estrelado por Jackie Chan e Jaden Smith.
  • A ideia de Cidade dos Ossos veio originalmente para Cassandra Clare quando sua amiga a levou para ver uma loja de tatuagem. Ela lhe mostrou as pegadas no teto da loja que estavam cruzando e criando padrões, mas para Clare "Parecia uma batalha fabulosa e sobrenatural que havia sido travada por seres que tinham deixado suas pegadas para trás". Ela então teve a ideia de criar uma sociedade secreta de caçadores de demônios cuja magia fosse baseada em um sistema de Marcas tatuadas. Clare queria escrever algo que combinasse os elementos de uma fantasia tradicional e "Reformulá-los através de uma lente moderna e urbana"

  É isso, meus amores. Até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários