Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë

9:00 AM

O Morro dos Ventos Uivantes
Livro: O Morro dos Ventos Uivantes
Autor (a): Emily Brontë 
Páginas: 292
Editora: Lua de Papel



Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.

O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas ao redor do mundo e através do tempo.


 Resenha: Sabe quando você está lendo um livro e ao longo da história às vezes existem referências e comentários sobre um outro livro?
 Pois bem, foi assim que eu conheci mais a fundo a história de O Morro dos Ventos Uivantes, e os haters que odeiem, mas foi lendo Crepúsculo que eu fiquei curiosa por esse livro, mas só muito tempo depois é que finalmente ganhei ele de presente e pude iniciar a leitura.
 A história inicia-se com a chegada do Sr. Lockwood à Granja dos Tordos como inquilino da família dona da propriedade e que vive "ao lado" desta.
 Assim que Lockwood se instala, ele decide visitar a propriedade de seu senhorio, O Morro dos Ventos Uivantes, e logo de cara nota a falta de hospitalidade e os hábitos pouco comuns da maioria das pessoas pelas redondezas, principalmente dos que vivem na propriedade principal.
 Curioso por saber mais sobre a vida de quem mora no imponente local, e ao mesmo tempo sem se atrever a fazer suas perguntas diretamente a Heathcliff, Lockwood acaba tendo um relato vasto e muito bem detalhado de tudo o que aconteceu naquelas redondezas ao longo de muitos anos; e quem lhe dá todas as respostas, é Nelly Dean, a governanta da família que cresceu e vivenciou tudo ao lado dos protagonistas da história.
 Eu tive sérios problemas pra terminar de ler esse livro, demorei meses, um pouco porque não tinha tempo, um pouco porque a história não me prendeu à ponto de eu não conseguir desgrudar do livro nem pra comer, que é o que geralmente acontece quando encontramos uma boa obra que nos agrada.
 Pra falar a verdade, tudo o que eu pré-concebi sobre o enredo e a participação essencial ou não de cada personagem, ruiu ao poucos ao longo da história. Quem eu achei que não tinha muita importância mostrou-se mais que relevante, e quem eu achei que tinha consideravelmente o foco, não teve (ao menos não em todo o livro)
O que eu encontrei nessa história foram personagens tão reais que parecem ser uma mistura de muita gente por aí; talvez até existam várias pessoas idênticas ao Heathcliff, à Catherine, à Isabella, ao Linton... Sim, as chances são de praticamente cem por cento.
 Ao longo da história é possível acompanhar todos os erros, os acertos, as escolhas difíceis, as consequências à longo e curto prazo de praticamente todos os personagens.
 Eu achei que esse livro seria um romance onde os protagonistas eram impedidos de alguma forma, de ficarem juntos, e que o desenrolar da história era sobre como eles lutaram para conseguirem seu desejo.
 Eu não poderia estar mais enganada.
 Heathcliff não é o mocinho que geralmente protagoniza esses livros, não, ele não chega a ser nem mesmo um bad boy; Ele é mau, simples assim. Ele é egoísta, desprezível, rancoroso, cruel, meticuloso e não dá a mínima pra ninguém além da Catherine (às vezes parece que nem pra ela).
 Essa, por sua vez, já é mais difícil de descrever. Teve momentos em que eu gostei dela, mas muito do gênio explosivo e do ego sempre massageado demais por todo mundo, não me agradou, e não permitiu que eu tivesse tanta simpatia pela personagem.
 Aí tem a Isabela Linton, irmã do Edgar Linton. Só posso descrevê-la como ingênua, porque apesar das bobagens que ela faz, tudo aconteceu por causa da sua ingenuidade (que não dura por toda a história, acreditem).
 E então temos o Edgar Linton. No início do livro eu não gostava dele, não percebia ainda a personalidade desprezível do Heathcliff e por isso não gostava que o Linton estivesse no caminho dele e da Cathy.
 Mas depois, com o passar dos acontecimentos e das escolhas que cada um fez, eu passei a gostar dele, torcer por ele e entender o seu ponto de vista. Foi a primeira vez que um personagem conseguiu mudar a minha opinião sobre ele, e tudo em um único livro.
 Talvez seja porque ela é a narradora de quase todo o livro, ou talvez seja apenas por sua personalidade calma, mas a única pessoa que eu consegui gostar mais em toda a trama, foi a Nelly (apesar de não ter nada contra o Lockwood, a história não era sobre e nem envolvia diretamente ele, então...).
 Confesso que o final do livro foi bastante surpreendente, e duvido que alguém que não o terminou sequer faça ideia de como é o desfecho (sério, não tem como supor absolutamente nada). Apesar de a história começa no presente e voltar para o passado (o que já de início revela muitos "avanços" por conta dos anos), a curiosidade mantém-se firme justamente porque o sentimento de querer saber como tudo acabou daquela forma, prevalece.
 Eu recomendo a história principalmente para os que buscam um "romance sem romance" porque é exatamente isso que o livro é.
 A diagramação está linda e impecável, com o desenho da flor da capa em cada início de capítulo. Não há nenhum erro de digitação, então não se preocupem com esse tipo de coisa.

 Enfim, apesar de não ter sido o melhor livro que eu já li, achei a obra memorável e entendi o valor dado à ela; Emily teve uma audácia gigantesca para uma mulher da sua época, e apesar de o livro ter sido publicado há 168 anos atrás, deixa muito claro que a natureza humana não muda tanto assim com o passar de quase dois séculos. O ponto é: a história poderia facilmente ocorrer em 2015, porque a única diferença são os costumes da época; os personagens são facilmente encontrados ao nosso redor, com as mesmas personalidade dos retratados em O Morro dos Ventos Uivantes.
 Talvez até você, que está lendo isso, possa se encaixar na descrição de algum deles.

Nota: 









ps:espero que a sua descrição de personalidade não seja como a do Heathcliff...

You Might Also Like

9 comentários

  1. Oi Sara,
    Eu tenho alguns probleminhas com esse livro, tentei ler tempos atrás, mas não obtive sucesso. Espero, de verdade, conseguir ler esse ano!! As opiniões que leio sobre ele são bastante divididas, mas fato é que eu não vou encontrar cenas melosas e de um felizes para sempre, certo?
    Adorei a resenha :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente não flor,tu não vai encontrar nada meloso nesse livro, um final feliz talvez... Depende do personagem hahahaha

      Excluir
  2. Oiiii flor.
    Amei sua resenha, sensacional.
    Eu sempre quis ler O morro dos ventos uivantes por causa das referencias em crepúsculo e na série The vampire diaries, e comprei a edição luxo ano passado. Mas ainda não tive coragem de ler. kkkkk
    É um livro digamos que polemico né? Tem pessoas que gostam outras não. kkkkkkk
    Mas eu quero ler ainda esse ano.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa é um daqueles que ou você ama ou você odeia kkkkkkkkkkkk mas acho que vale a pena você ler sim, espero que tu goste. ;)

      Excluir
  3. Resumindo, as pessoas nunca são o que imaginamos, nem mesmo nos livros kk eu também conheci essa obra através de Crepúsculo, é nóis hahaha mas não tive tanta curiosidade como você, pois sabia que muito provavelmente não ia gostar, assim como pra você acabou não agradando lá muito ;s Mas foi uma boa tentativa né haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Jogo Infinito", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, não foi de todo ruim, deu pra captar a mensagem eu acho kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. UMA RESENHA SOBRE O QUE EU SINTO, MEU DEUS, VOU TE DAR UM BEIJO AGORA!

    As crepusculetes vão me matar, mas eu não achei esse livro a coca cola toda sabe? Fica pra quem gosta

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito desse livro, principalmente por ele ser tão diferente, original, eu acho.
    Não consegui odiar o Heathcliff, embora tenha tido muita raiva dele e da Cathy também hahaha
    Mas entendo o teu ponto de vista, ele é o tipo de livro 'ame ou odeie' hahah

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro, fiquei com opinião meio que dividida sobre ele, não é que eu não gostei, é que existem mais agradáveis, se é que você me entende. Bjos

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir