Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

8:30 AM

A Playlist de HaydenResenha: A Playlist de Hayden
Autor (a): Michelle Falkoff
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito

Sinopse: A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Mas acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

 Resenha: Eu nunca havia lido uma história sobre suicídio antes, aliás, acho que me arrisco a dizer que nunca havia lido um assunto tão "delicado" antes de A Playlist de Hayden, e acho que esse livro chegou na hora certa.

 A história começa no dia do enterro do Hayden, com o Sam relembrando o momento em que encontrou seu amigo morto em seu quarto depois de uma overdose de remédios e álcool.
 A escrita é toda feita em primeira pessoa, então é bastante fácil de sentir toda a confusão e os sentimentos conturbados que se passam com o Sam.
 Mas acho que o plot que dá um "quê" de suspense e promete fisgar o leitor é o fato de que o Sam começa a conversar com alguém que supostamente é o próprio Hayden, pois usa a sua conta no jogo online que ambos participavam; além disso, coisas estranhas começam a acontecer com aqueles que praticavam bullying com o Hayden (inclusive o seu irmão mais velho).
 Confesso que houveram momentos em que achei as coisas um pouco enroladas, principalmente as conversas entre o Sam e o Arquimago_Ged (que supostamente é o próprio Hayden). Meio que foi feito muito alarde sobre as coisas que aconteceram com a Trifeta do Bullying (o grupo que mexia com o Hayden) e no final, quando se revelou quem era a pessoa por trás disso, ficou como se não fosse nada demais.
 Mas uma das coisas que realmente e desde o primeiro capítulo me instigou, foi o desvendar dos motivos que levaram o Hayden à cometer suicídio. Nisso a autora soube desenvolver o suspense na medida certa, deixando que algumas coisas fossem surgindo conforme o enredo ia se desenrolando. Eu realmente gostei disso.
 A Playlist de Hayden não é um livro forte, mas é uma história dramática e consegue te tocar de uma forma diferente.

 A ideia de misturar leitura com música também foi muito inteligente da parte da autora. E a Novo Conceito merece aplausos pelo trabalho de divulgação e a forma como eles trataram de criar um site com as músicas e ainda enviar uma caixinha personalizada com um par de fones de ouvidos para se ouvir a playlist, foi genial. 


 Algumas músicas eu já conhecia, e fiz questão de entrar na ideia e ouvi cada uma na ordem dos capítulos com seus respectivos títulos.

 Eu gostei da forma como a autora desenvolveu o luto que o Sam estava sentindo, me pareceu bastante natural para as circunstâncias. E a melhor parte disso foram os novos amigos (e até uma namorada!) que ele acabou fazendo durante o seu tempo de luto.
 Foi ótimo ver como apesar de haver pessoas que praticavam o bullying, também há as que se apoiam, que se unem e não precisam prejudicar ninguém para se sentirem bem.
 Também é fácil odiar o tipo de pessoa que faz o que o próprio irmão do Hayden fez com ele, mas acaba que no final todos são feridos de alguma forma, por algum motivo.
 Claro que nada justifica as ações cometidas nem por esses personagens, nem por qualquer pessoa que ache certo humilhar outra para se sentir superior. Mas às vezes é só uma questão de feridas. Tem aqueles que conseguem aguentar, tem aqueles que se deixam sucumbir e tem aqueles que pensam superar fazendo o mesmo com os outros. É só uma questão de quão profundo é o seu ferimento e qual método de cura você vai optar seguir.
 Eu já sofri bullying, muito, e já passei por coisas que ninguém deveria passar e que são difíceis de se falar, apesar de eu saber que os machucados estão fechados, ainda há as cicatrizes.
 É tudo uma questão de "E se?"
 E se eu desistir?
 E se eu fizer eles pagarem por isso?
 E se eu fingir que nada está acontecendo?
 E se eu tentar descontar isso em outra pessoa?
 Você faz suas escolhas, mas tem que estar ciente de que não importa qual caminho você siga, sempre haverão pessoas que você carregará junto, que serão afetadas para o bem ou para o mal, dependendo da sua escolha.
 Essas questões são bastante complexas, e esse livro te desperta isso, te deixa no mundo da lua, olhando pra um ponto fixo depois de virar a última página, te fazendo perguntas e te colocando numa posição que ao mesmo tempo em que é próxima da realidade, é distante se comparado à quem realmente vive isso.

 Bem gente, é isso. Recomendo sim a leitura para todos, vale super à pena.
 Queria deixar aqui registrado as minhas desculpas pelo sumiço, espero que vocês tenham gostado do novo layout do blog, e mais novidades virão em breve. Aos poucos vou retomando o ritmo das postagens, e espero contar com vocês por aqui.

 Enfim, beijos e até a próxima!




You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá!

    Sua resenha está muito bem feita!! A divulgação da NC está show de bola mesmo, genial! Pena que a história não me cativou tanto, apesar da riqueza de detalhes. A playlist pra mim não me disse nada, mero enfeite.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena que você não gostou; mas a leitura realmente tem dessas coisas, e eu acho que esse livro é daqueles que divide opiniões...
      Mas fico feliz em ver que você gostou da resenha. Muito obrigada! :D

      Excluir
  2. Olá, Sara!
    Eu não li o livreto desse livro, mas vi muitos comentários positivos. No entanto eu não sabia do que se tratava, e muito menos que tinha algo sobre suicídio. Fiquei bem curiosa! Acho que o livro tem ingredientes bem bacanas ein?! Pena que a autora pecou em algumas coisas.
    Espero ter oportunidade de lê-lo algum dia.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  3. Oi Sara!!
    Amei esse livro,ele se tornou um dos meus queridos do ano até agora.
    Gosto quando livros discutem temas polêmicos e nos fazem pensar.E misturar leitura com música é sempre bom né....
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir