Resenha: O Hobbit - J. R. R. Tolkien

12:43 PM

Livro: O Hobbit
Autor (a): J. R. R. Tolkien
Páginas: 299
Editora: WMF Martins Fontes




Sinopse: Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo em sua aconchegante toca hobbit até o dia em que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam em uma expedição para resgatar um tesouro guardado na Montanha Solitária, antigo reino dos anões, que hoje tem por dono o terrível Smaug, um dragão enorme e perigoso.



 Resenha: Quem não conhece os famosos livros de Tolkien? O cara é venerado pelo mundo a fora, e eu nunca entendi o motivo de tanto alvoroço, até o dia em que me emprestaram O Hobbit sem eu nem ter pedido, pra falar a verdade. Mas hoje eu agradeço por esse empréstimo, porque posso dizer: foi a melhor indicação que eu já recebi. Terminei o livro no início da semana, mas só agora tive tempo para fazer a resenha, então vamos lá...
 Como a sinopse já diz, Bilbo Bolseiro é o nosso querido protagonista nesta viagem pela Terra Média. Ele vive tranquilamente até o dia em que por azar (ou sorte, depende do ponto de leitura) o famoso mago Gandalf o escolhe para fazer parte de uma aventura das grandes. O pobre Bilbo, que em sua natureza hobbit, não tem nenhum apreço por aventuras (visto que muitas podem acabar naquela palavra com M...), não consegue entender de início o que está acontecendo quando uma companhia de 13 anões baderneiros entra em sua toca e come sua comida como se o conhecesse há anos.




 O fato é que todos estão ali para seguirem numa aventura que muito provavelmente vai custar suas vidas. Seu objetivo é recuperar a Montanha Solitária, o antigo lar dos anões que há muito tempo fora destruído pelo terrível dragão Smaug, que dizimou grande parte do povo dos anões e tomou toda a sua riqueza para si (apenas por ganância, já que nenhum dragão vai ao shopping fazer compras...); os que sobreviveram vieram ao chão mais tarde, de uma forma ou de outra. Foi o caso de Thror, o antigo Rei sob a Montanha, e Thrain, seu filho, que enlouqueceu anos depois. 
 Mas a esperança dos anões é renovada quando Thorin, o neto de Thror e filho de Thrain decide que chegou a hora de ter sua casa de volta; mas para isso, eles precisam aventurar-se por terras remotas até chegar ao seu destino e lá, encontrar uma entrada pela Montanha até o castelo, onde o dragão adormece. É aí que o pobre Bilbo entra, pois ele é escolhido para ser o ladrão oficial da companhia, fato que ele jamais foi na vida, mas vai acabar sendo, de uma forma necessária, mas vai.




 O problema é que nesta viagem, nem todos são amigos, e os perigos que os rondam estão por toda parte. Trolls, Wargs e principalmente Orcs dificultam a vida dos anões e do pequeno hobbit, que nunca antes usou uma arma na vida. Até mesmo alguns Elfos atrapalham a viagem da companhia.
 É incrível a forma como Tolkien descreve e desenrola a história, eu fiquei fascinada pela escrita impecável e pela criatividade inigualável dele, tudo é muito bem detalhado e nada passa despercebido; não há furos, não há erros, tudo se encaixa como um perfeito quebra cabeças. Além de toda a escrita impecável, ainda há mapas e desenhos que te fazem vivenciar ainda mais toda a história, facilitando a imaginação de cada cenário, e todos os desenhos são de autoria do próprio Tolkien. É demais! 




 As aventuras que a trupe de anões e o Senhor Bolseiro vivenciam não param, e a cada página você anseia por mais, porque você sabe que terá mais.
 O desfecho é de tirar o fôlego, a batalha final é inimaginável de tão grande e com tantos personagens que ao longo do livro vão aparecendo.
 Uma das partes que eu mais gostei foram as charadas entre o Bilbo e o Gollum, a criatura horripilante e tão famosa dos filmes, eu confesso que se fosse o Bilbo não teria sobrevivido, porque fiquei tentando descobrir as charadas e não acertei nenhuma hahahaah
 A única parte ruim foram as mortes no final, eu não esperava MESMO que justo aqueles personagens iriam morrer, porque eu me apeguei justo à eles, principalmente nos filmes, e achei injusto eles terem morrido.
 Eu já vi os três filmes; não há grandes mudanças no primeiro e no terceiro, mas eu achei o segundo bastante diferente do livro, mesmo assim, a parte em que o dragão finalmente aparece é muito bem feita.
 Mas o último filme, gente o último filme é in-crí-vel! Leiam o livro e corram ver os filmes. O último foi digamos, 90% fiel ao livro, claro que houve cenas adaptadas, mas nada que eu não aprovasse (falou a crítica de cinema, né), aliás, muita coisa ficou mais esclarecida no filme, como as cenas das mortes, o que me fez sofrer ainda mais. Pela primeira vez, eu chorei vendo o filme e não chorei lendo o livro, mas tenho motivos, porque ver, ao invés de só imaginar os meus personagens favoritos morrendo foi de cortar o coração e eu não aguentei mesmo.




 Enfim, voltando ao livro...
 Eu mais do que recomendo, eu ordeno que vocês leiam esse livro! Brincadeira, brincadeira... 
 Mas sério gente, deem uma chance à essa aventura, eu garanto que vocês não vão se arrepender. Para mim foi exatamente o que eu precisava pra sair da minha depressão pós-livro. Vou ter que dar um jeito de ler O Senhor dos Anéis, porque quero mais dessas aventuras na minha vida hahahaha
 A diagramação do livro é bem simples, mas os desenhos são de encher os olhos. Não há um erro de digitação em todo o livro e essa capa do filme (que eu geralmente abomino) tem tudo à ver com o livro e eu adorei.
 Leiam, leiam, leiam O Hobbit!

 É isso meus amores, aproveitem a leitura. Até a próxima!
 Nota:    








You Might Also Like

16 comentários

  1. Adorei o "Leiam, leiam, leiam O Hobbit!", livro mais que bom! =)

    triocoffee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah tentei ser persuasiva... O livro é per-fei-to! :D

      Excluir
  2. Oi Sara tudo bem? Amei sua resenha. Você escreve muito bem. Você poderia me dizer qual é a edição desse livro que é com desenhos? É de colecionador? Qual editora? Não tem como passar por essa vida sem ler Tolkien, eu nunca li também (vergonhaaaa) e preciso ler o Hobbit e o Senhor dos Anéis (finalmente completei a trilogia, pois não queria começar a ler sem ter os outros 2). Amei sua resenha. Deu mais vontade ainda de ler.

    Te convido a conhecer meu blog, e se gostar, curta a página do Facebook. Estou curtindo sua página, pois amei de verdade seu blog (não é pra trocar likes, só curta o meu se realmente gostar).

    http://meninadeparis.com

    Um enorme beijo. Fique com Deus

    Dayana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, flor kkkkk
      Então, esse livro é a 8ª edição, de 2013. Não é de colecionador, é a versão com a capa do filme, essas das imagens na resenha, e a editora é a WMF Martins Fontes.
      Mas eu acho que as ilustrações estão em todas as edições (não tenho certeza, mas como os desenhos são do próprio Tolkien...)
      To correndo pra ver onde acho O Senhor dos Anéis porque preciso deles urgentemente kkkkk
      Obrigada pela visita, pode deixar que eu vou dar uma olhada no seu também.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá,
    Esse livro tem uma proposta bem bacana e sempre quis ler algo desse autor, mesmo todos falando que não é uma leitura fácil. Pretendo adquirir para ler aos poucos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa interpretação de o livro ser difícil na hora da leitura é bem relativo. Eu achei muito fácil de se ler, não tive nenhum problema. Acho que depende também da faixa etária. Eu já vi muita gente falando que tentou ler quando era mais novo e não gostou, mas aí tentou uns anos depois e virou fã. Talvez seja isso. Mas eu espero que você goste de primeira hahahah
      Beijos!

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha!
    Ficou bem escrito e adorei as fotos!
    Abraço
    Eduardo
    www.tolkienbrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Eduardo, Fico super feliz com a sua opinião positiva sobre a resenha. :D

      Excluir
  5. Eu não li nada, mas claro que já ouvi falar. haha Mas eu não tinha ficado com vontade de ler, até agora. Até porque você ordenou né? kkk Eu gostei bastante do enredo, das aventuras, só não curti o lance de ser mais um daqueles livros que no final morrem vários personagens bons :( ahuahau As ilustrações do livro são bem bacanas, gostei.
    Adorei a resenha, Sara!
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, é obrigatório ler esse livro! hahahahah
      Não morrem tantos personagens, morrem 3, mas foram os três que eu me apeguei consideravelmente :( kkk
      Obrigada, flor. Espero que tu goste do livro <3
      Beijos!

      Excluir
  6. adorei a resenha
    beijões
    sorriso4met4lico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Gostei da sua forma de escrever, mesmo eu não curtindo esse gênero dá vontade de ler só´por causa do seu texto!

    *seguindo*

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey muito obrigada, de verdade. Tomara que se um dia você ler, sua opinião mude, ou que pelo menos a leitura seja boa.
      Beijos e muito obrigada por seguir também! :D

      Excluir
  8. Eu também adorei essa leitura e reli o livro há algumas semanas, e ontem mesmo eu fui pagar um boleto de uma edição linda (com capa normal, não do filme) e já estou com vontade de reler de novo. Logo depois de O Hobbit, eu já li O Senhor dos Anéis e A-M-E-I. Em breve vou publicar um post lá falando sobre a minha experiência com a leitura e acho que ele é bem pra você mesmo, pois vou tentar 'estimular' as pessoas a lerem a trilogia com aquele texto.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso de O Senhor dos Anéis URGENTEMENTE! Vou aguardar pra ler o seu post, mas com certeza já tenho estímulo de sobra pra querer ler os outros livros kkkkkkkkkkk
      Beijos!

      Excluir