Resenha: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

9:00 AM

A Mais Pura VerdadeLivro: A Mais Pura Verdade
Autor (a): Dan Gemeinhart
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito



Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido (um sentido muito importante), Mark não tem nada a ver com a maioria das  crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.


 Resenha: Esse livro foi uma surpresa tão boa! Desde o momento em que eu recebi os primeiros capítulos, até quando finalmente consegui terminar a história.



 Mark é um garoto de 12 anos que teve que crescer muito antes de sua idade. Ele foi diagnosticado com câncer aos 5 anos de idade, e desde então, sua vida se resume em hospitais, medicamentos, consultas, tratamentos e tudo o que envolve a tentativa de cura contra essa doença que afeta tanta gente. 
 Por esse motivo, Mark nunca pôde ter uma vida completamente normal; mas ele tentou o máximo que lhe era permitido. Sua melhor amiga, Jess, seu cachorro Beau e sua família sempre foram os pilares na vida dele.
 E quando finalmente os médicos lhe disseram que o câncer havia desaparecido, Mark viu uma centelha de esperança e um futuro cheio de possibilidades; porém, um tempo depois a notícia de que a doença havia retornado com força total fez Mark tomar uma decisão que mudaria a sua perspectiva de vida: ele decide fugir de casa para escalar o Monte Rainier, levando consigo alguns suprimentos, dinheiro, um caderno em que ele escreve haicais, uma máquina fotográfica (presente de seu avô) e seu cachorro Beau, que o segue onde quer que ele vá.
 É aí que a história começa, e já de cara dá pra se perceber a inteligência do Mark. Ele compra uma passagem para um lugar e vai para outro, apenas para despistar a polícia e não ser encontrado; eu achei isso genial da parte dele.
 Engana-se quem pensa que a aventura do Mark está em escalar a montanha; na verdade, todo o trajeto até o local de destino é uma aventura. Há cenas fortes, devo avisar (foram fortes pra mim, me desesperei de verdade). O autor soube trazer para essa história fictícia a realidade do nosso mundo; a viagem do Mark não é cheia de gente paparicando ele, ajudando-o e fazendo com que tudo em seu caminho seja perfeito, e eu adorei isso, porque a vida é assim; há pessoas boas e pessoas ruins e nem sempre você vai encontrar as boas tão facilmente.



 Outro ponto positivo é que intercalando os capítulos do Mark, nós podemos ler o que se passa com a família e principalmente com a melhor amiga dele, a Jess; toda a batalha interna que ela trava enquanto tenta decidir se deve ou não contar para as autoridades que ela sabe exatamente qual é o destino do Mark. Pode parecer uma questão fácil de se resolver, mas como melhor amiga e sabendo que é isso o que ele quer, fica a grande dúvida: o que é certo?


 "Ela sabia que tudo dependia dela. Do segredo que ela guardava, o segredo que ninguém sabia que guardava. Era um grande segredo. Pesava no coração dela como uma rocha. O último desejo de Mark: tornar-se ou não realidade dependia de ela contar ou não para os outros aquele segredo."

 Esses capítulos intercalados também demonstram o talento e a flexibilidade na escrita do autor. A partes do Mark são narradas em primeira pessoa, e as partes da Jess, em terceira.
 Além da Jess, há também o Wesley, um personagem que apareceu pouco mas fez uma grande diferença na trama em si, eu gostei bastante dele também.

 Eu não tenho como expressar o quanto eu amei esse livro, só posso dizer que não consegui desgrudar dele até chegar à última página. Acho que foi a leitura mais rápida que eu já fiz. A história é comovente, e o final foi até meio inesperado pra mim porque estava acontecendo tanta coisa que eu não esperava, que acabei achando que ia ter um final bem diferente; mas não teve, e eu fiquei bastante satisfeita com o desfecho.
 Se eu chorei? Com toda certeza! 
 Eu amo cachorros, sou completamente apaixonada por eles, e o Beau é o exemplo perfeito de como esses animais podem ser fiéis, fofos, companheiros, heróis... Ah vou parar aqui hahahah



 Enfim, o fato é que esse livro deveria entrar para a lista de favoritos de todo mundo. Logo de cara eu achei o Mark bastante parecido com o Auggie, de Extraordinário; não pela história, mas pela força que os dois personagens possuem diante dos muros que são impostos à eles, e a lição que eles nos ensinam com suas histórias. Por isso eu vi que não tinha a menor chance de eu não gostar desse livro.


 "O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás de montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós a encontramos. E seguimos em frente. Eu segui em frente."

 Eu pesquisei sobre o autor porque fiquei curiosa com a dedicatória dele no início do livro, e descobri que ele escreveu essa história em homenagem à um amigo que teve câncer e que também adorava escalar montanhas. Infelizmente o Mark da vida real (que tinha esse nome mesmo) não conseguiu vencer a luta contra o câncer, mas talvez o Mark consiga, certo?
 Isso vocês só saberão se lerem o livro...



 A capa do livro é linda e tem absolutamente tudo a ver com a história, mas só dá para entendê-la lendo até o final. A diagramação é bem fofa e não há erros de digitação.
 Leiam A Mais Pura verdade, gente, vocês não vão se arrepender!


 É isso meus amores, espero que vocês tenham gostado da resenha, e principalmente, que leiam o livro. Quem já leu, o que achou? Deixem seus comentários, vou adorar saber.
 Beijos e até o próximo post!
 Nota:    







You Might Also Like

16 comentários

  1. Sara do céu! Que resenha, a minha sai quinta, mas já digo que a tua deixou a minha no chão! hahaha Eu não consegui me expressar tão bem assim, porque amei demais. E quando eu amo, fogem as palavras. rs E gente... Fidelidade é algo que está bem presente no livro inteiro né? Do Beau, da Jess, do próprio Mark... caramba, é um livro incrível. E essa capa? Só de olhar, me dá vontade absurda de chorar. Muita vontade.

    Amei a resenha!
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que fofa, obrigada flor, fico muito feliz hahahah <3
      Acho que se a gente só pudesse usar uma palavra pra descrever esse livro, seria fidelidade, sem dúvidas.

      Excluir
  2. Oi Sara. Tinha dado uma sumida do meu blog né? RUM
    Heim, adoreiiiiiiiii a resenha. Eu quero muito ler esse livro, cara que quotes maravilhosas, e a diagramação está incrível né?
    Ameiiii de verdade. Adoro capítulos intercalados.

    Ah, assista a vinheta do meu vlog.
    VINHETA

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAAHAHAH pois é Taty, eu sumi da blogogsfera mesmo, mas aos poucos tô voltando. ;D
      Não tem nada que não conquiste a gente nesse livro, você vai amar, tenho certeza!

      Excluir
  3. Olá,
    Tenho curiosidade de ler esse livro, parece ser uma obra super bacana e interessante, sem falar de sua premissa original.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você se encante pela história também, Inês. Apesar de tratar sobre o câncer, acho que história realmente é bem original.

      Excluir
  4. Olá! Essa é a segunda resenha que vejo desse livro hoje e é outra falando super bem. Parece ser um livro super fofo de ler, no sentido de ser algo novo e ter personagens que faça que nós nos interesse por continuar a ler.

    xx Carol - Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens são ótimos mesmo, Carol e só ajudam a deixar a história e todo o enredo perdeitos. <3

      Excluir
  5. Oi Sara!
    Que amorzinho sua resenha! Consegui sentir todo o seu encanto pela história :3
    E nem preciso dizer que isso me deixou super curiosa pra ler o livro, certo? Já estava curiosa quando vi tantos blogueiros recebendo a prévia, agora... PRECISO! Haha.
    Ah, senti que vou chorar horrores com esse livro, como fiz com Extraordinário!

    Um abraço,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, tu não sabe o quanto eu fico feliz em saber que consegui transmitir pelo menos uma mínima fração do que eu senti com esse livro hahahahah realmente me encantei por essa história. Espero que você também se encante, Jéssica!

      Excluir
  6. Ai Sara, você quer que eu vá à falência ou o que? Vou ter que ir atrás de mais um livro? Poombas D:
    Vi muitas resenhas sobre esse livro, mas nenhuma tão empolgada quanto a sua. Se o personagem te lembrou o de Extraordinário então com certeza é maravilhoso, a força e coragem que ele tem é de surpreender. Eu só acho que sei lá, um garoto tão novo se aventurar desse jeito, ainda mais com câncer... ele deve ter sofrido trancos e barrancos, e é compreensível ele querer ter independência pra fazer tudo com o cachorro (não sozinho), mas será que não era melhor ele ter levado alguém junto? sei lá, muito perigoso :( acho que só vou descobrir lendo né haha neeem preciso falar que adorei sua resenha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Cidades de Papel", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dinheiro bem gasto, Carol, vai por mim kkkkkk
      Acho que dá pra entender essas tuas dúvidas sobre os motivos do Mark, mas lendo o livro a gente entende muito bem o por quê de ele fazer o que faz; é difícil de explicar, por isso eu só digo que tu precisa ler o livro urgentemente kkkkk

      Excluir
  7. Sara querida, adorei a resenha e as fotos, eu também li este livro e simplesmente amei, realmente ele entrou na minha lista de favoritos.

    Beijoks e até mais.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/tag-bate-papo-literario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada hahaha <3
      Tentei deixar a fotos legais, não foi fácil (ainda mais com a câmera do celular kkkkk)... Então é bom saber que tu gostou.
      Beijos!

      Excluir
  8. Sara, eu li os primeiros capítulos desse livro e fiquei super curiosa pra ler o resto e agora ainda mais haahha

    beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber hahahaha se você gostou da prévia, vai amar o restante.
      Prepare o lenço! kkkkkk

      Excluir